Fisioterapia ao Domicílio nas Empresas

Hoje o mundo empresarial convive com uma triste realidade: O aumento espantoso dos casos de doenças ocupacionais, que vem "mutilando" os seus empregados, gerando para empresa altos gastos com assistência médica, processos judiciais e perca do aproveitamento da qualificação dos seus empregados que são afastados por apresentarem quadros de dor intensos afectando tanto a sua actividade profissional, a sua vida familiar e o seu bem estar físico, social e mental.

Tal realidade tem sido tema de grande destaque nas Semanas de Saúde das Empresas. A busca por soluções eficazes de controlo e combate das chamadas doenças do trabalho, tem sido um grande desafio para os empresários e profissionais de saúde que lidam com esta população.

Nós fisioterapeutas somos armas importantes nesta luta. A nossa presença dentro da empresa facilita as acções preventivas e curativas das mesmas, pois mediante uma série de dados colhidos em avaliações diversas (aplicação de questionários, análise da tarefa, avaliações posturais, avaliações de postos de trabalho etc.) somos capazes de trabalhar distintamente três grupos dentro da empresa:

-       Os assintomáticos,

-       O grupo de risco (pessoas que apresentam pré-disposição para o desenvolvimento de patologias do foro músculo-esquelético, como por exemplo alterações posturais),

-       E os sintomáticos.

Desta forma serão aplicadas as medidas correctas de avaliação, tratamento e prevenção das disfunções detectadas.

No que diz respeito as acções preventivas, nós fisioterapeutas temos como principal actuação a avaliação dos principais problemas, consciencialização para a mudança nos hábitos de vida, desenvolvendo dentro da empresa uma nova cultura saudável de consciência corporal e postural, gerando um bem-estar físico e emocional no ambiente de trabalho.

Em relação ao processo de cura podemos destacar que ter um serviço de fisioterapia dentro da empresa é de suma importância, pois nós fisioterapeutas actuamos tratando os empregados que apresentam patologias neuromusculares de origens diversas, inclusive ocupacionais. Assim é oferecido ao trabalhador uma maior interacção entre tratamento/trabalho, gerando maiores condições de uma rápida recuperação, pois o tratamento será realizado no próprio local de trabalho, evitando que o empregado apresente alguma dificuldade em iniciá-lo ou até mesmo conclui-lo por situações diversas (falta de tempo, transporte difícil, clínicas afastadas de casa ou do trabalho etc.). Poderemos concluir que nós fisioterapeutas temos uma "nova" área de actuação, na qual devemos nos qualificar para junto as empresas minoramos o sofrimento desta população que cresce a cada dia.

Serviços para empresas:

- Pilatos,

- Reeducação da Postura,

- Massagens: relaxamento, drenagem linfática, emagrecimento e desportiva,

- Aulas de grupo,

- Sessões teórico-práticas de esclarecimento, aconselhamento e prevenção de lesões músculos esqueléticas,

- Fisioterapia.