Fisioterapia e Osteopatia Almada

 
 

 

Fisioterapia e osteopatia
Fisioterapia e osteopatiaFisioterapia e osteopatia 
 

FISIOTERAPIA

É uma terapia que atua na identificação, prevenção, recuperação e reeducação de incapacidades originadas por disfunções físicas, musculo - esqueléticas, cardiovasculares, respiratórias, neurológicas, entre outras, com o objetivo de desenvolver a máxima funcionalidade de qualidade de vida do paciente.

 O Fisioterapeuta concebe programas selecionando, planificando e utilizando técnicas e modalidades terapêuticas específicas, como a eletroterapia, termoterapia, massagem terapêutica, entre outras, escolhidas a partir da análise postural, avaliação do movimento e do diagnóstico em Fisioterapia.

Trata essencialmente:

 Lesões desportivas;

Traumatismos;

Fraturas;

Recuperações cirúrgicas;

Lombalgias;

Tendinites;

AVC's;

Entre outros...

Serviços Disponíveis

Ultrasonoterapia

Magnetoterapia

Estimulação eléctrica neuromuscular

Ionização/Iontoforese/Correntes galvânicas

Pressoterapia

Massagem "cyriax"

Massagem miofascial

Massagem transversal profunda

Cinesioterapia Respiratória para adultos

Cinesioterapia Respiratória para bebés e crianças

Cinesioterapia e Pilates Clínico na gravidez e pós-parto

Cinesioterapia corretiva postural (adultos e crianças)

Treino de equilíbrio e marcha

Treino de próteses e ortóteses

Imobilização com ligadura elástica

Imobilização com ligadura funcional

 

OSTEOPATIA

A Osteopatia é uma terapia manual, assente num diagnóstico com os seus próprios princípios subjacentes. Permite detetar e tratar áreas afetadas, restabelecendo a natural capacidade de cura do organismo. Centra-se no facto de que a dor e a disfunção que sofremos, tem origem em alterações da estrutura e função do nosso organismo. A Osteopatia age sobre músculos, ligamentos, nervos, articulações e órgãos, através de uma vasta gama de técnicas manipulativas, quer em tecidos moles como a pele, quer a nível estrutural nos ossos.

Trata essencialmente:

Problemas de coluna

Dor ciática

Dores de cabeça

Disfunções desportivas      

Inflamações nervosas

Alterações Biomecânicas

Entre outros...

 

Massoterapia

A massoterapia tem desempenhado um papel importante nos cuidados gerais de saúde para muita gente, principalmente no mundo estressante como é aquele em que vivemos hoje. A massoterapia, como o nome sugere, consiste no tratamento ou terapia através de massagens e pode ser aplicada a diferentes partes do corpo ou de forma contínua em todo o corpo, para aliviar o stress e a tensão, diminuir as dores musculares, controlar a dor, eliminar traumas físicos, melhorar a circulação sanguínea e flexibilidade, promover a saúde e bem-estar e também melhorar a qualidade de vida.

O massoterapeuta é o profissional que pratica a massoterapia e pode utilizar diversas técnicas de massagens de acordo com o seu diagnóstico. Isto é o que distingue a massoterapia de uma massagem comum. A capacidade de um profissional qualificado, neste caso o massoterapeuta, direcionar o seu trabalho em função das necessidades do cliente. Por exemplo, se o cliente tiver dores musculares ou quiser aumentar a flexibilidade o massoterapeuta usará um conjunto de técnicas de massagem da massoterapia diferentes das que usaria para um cliente que quer aliviar o stress e relaxar. No entanto, numa massagem comum, o massagista segue uma determinada sequência, geralmente igual para todos os clientes.

O massoterapeuta pode-se especializar em diversos tipos de massagem através de cursos de massoterapia disponíveis em vários sítios. Uma pessoa que faz um curso de massoterapia passa a ser um profissional qualificado e pode trabalhar em locais como: clínicas de massoterapia, de estética ou reabilitação, clubes esportivos, spas entre outros. O massoterapeuta é o responsável pela seleção das melhores técnicas de massagens que cada paciente vai receber na sua sessão consoante as suas necessidades.

Abaixo estão alguns dos benefícios da massoterapia:

1 – Estimula a circulação sanguínea de uma forma geral

2 – Ajuda a controlar o stress, as tensões, a irritabilidade e ansiedade

3 – Alivia e ajuda a combater as dores musculares

4 – Ajuda a normalizar as funções fisiológicas

5 – Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico

6 – Promove o bem-estar e uma melhor qualidade de vida

7 – Contribui para a eliminação de resíduos metabólicos no corpo