Pilatos Clinico

 

Através do Pilates clínico, o utente deverá ser consciente de sua postura corporal, corrigindo possíveis hábitos incorretos do dia a dia. Nenhuma modalidade de Pilates foca a hipertrofia, no caso clínico o objetivo é investir na prevenção e reabilitação de lesões. Alterações no equilíbrio e movimento normais do corpo bem como alterações na acção muscular podendo serem corrigidas através da técnica. Desta forma, é possível evitar o aparecimento de dores crônicas futuras, especialmente na coluna vertebral.

 

O que é o Pilates clínico?

O método é totalmente adaptável, não existe um protocolo específico ou exercícios padrão para todos os pacientes. Desta forma, o objetivo no Pilates clínico é voltado, especialmente, para a reabilitação de disfunções na coluna vertebral e outros problemas de saúde postural, cujo fortalecimento muscular e articular proporcionado pelo método pode melhorar a sua situação clinica.

 

 

Pilates Clínico: Quais os benefícios?

Pilates Clínico destina-se a todas as pessoas que desejem praticar uma atividade física sem prejudicar a sua saúde.

 

1) Melhoria da postura

Os exercícios de Pilates Clínico devem ser realizados com um alinhamento postural correto. A prática regular da modalidade permitirá ao indivíduo melhorar a sua consciência corporal e ativar a sua musculatura postural de forma mais eficiente, melhorando assim a postura no seu geral.

 

2) Aumento da força e resistência muscular

As aulas de Pilates Clínico também envolvem exercícios com pesos e outros equipamentos que permitem o aumento da força muscular e resistência muscular. Além disso, a prática regular promove uma maior tolerância ao esforço, combatendo o sedentarismo.

 

3) Aumento da flexibilidade

É essencial que haja uma componente de alongamentos durante as aulas de Pilates Clínico. A manutenção da mobilidade é essencial para o dia-a-dia. Pessoas com pouca flexibilidade têm tendência a ter uma postura mais incorreta e a realizarem mais compensações musculares  desnecessárias durante as atividades de vida diárias, sobrecarregando por vezes as articulações

 

4) Alívio da dor articular e muscular

O Pilates Clínico é uma modalidade de exercício terapêutico. Como tal, apresenta benefícios no alívio da dor e na recuperação de lesões musculo-esqueléticas através da prática de exercícios devidamente adaptados à condição do individuo.

 

5) Aceleração da reabilitação pós-lesão e prevenção de lesões

A prática de exercício ajuda na recuperação de várias lesões músculo-esqueléticas, permitindo ainda que mantenha a condição física enquanto recupera.

A maioria das lesões músculo-esqueléticas relacionam-se com a má postura e com a realização de movimentos repetitivos ao longo do dia. O Pilates Clínico atua como um método de prevenção de lesões, uma vez que promove o correto alinhamento postural através da atividade física.

 

6) Melhor concentração

A concentração é um dos princípios base do Pilates para que os exercícios sejam realizados corretamente. Com a prática regular, será mais fácil concentrar-se ao realizar determinados exercícios que sejam mais exigentes e estes benefícios também se traduzem posteriormente noutras tarefas do dia-a-dia.

 

7) Alívio da tensão muscular, stress e promoção do bem-estar

O Pilates Clínico é uma modalidade de exercício mais calma, comparativamente às modalidades tradicionais que se praticam no ginásio. Isto permite que a aula além de um momento de aprendizagem, também possa ser um momento de descontração, onde pode socializar com todos os participantes e distrair-se da sua rotina diária.