RPG - Reeducação Postural Global

A Reeducação Postural Global, conhecida por suas iniciais RPG, é um método inovador da fisioterapia criado e desenvolvido pelo francês Philippe Emmanuel Souchard. Nasceu de sua obra “Campo Fechado” publicada em 1981, na França, depois de 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica. Souchard viaja pelo mundo e ensina a sua técnica para milhares de fisioterapeutas, chegando a criar organizações em 14 países. O termo reeducação postural sempre foi utilizado na fisioterapia, mas o uso da sigla RPG surgiu com o seu criador, assim como, a originalidade e autenticidade do método.

O tratamento consiste em sessões de uma hora entre uma e duas vezes por semana consoante a necessidade da pessoa avaliada pelo fisioterapeuta. A avaliação é bastante complexa e estuda as várias retrações do corpo o que leva a um diagnóstico clínico e um prognóstico sobre a duração do tratamento. Os resultados começam a instalar-se por volta da décima sessão e atingem sucesso em 90% dos casos.

O RPG tem diversos benefícios ao nível de vários problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios e desportivos. É indicado para indivíduos de todas idades tanto como tratamento, como prevenção de dores lombares, dorsais, cervicais, lesões de esforço repetitivo, escoliose, hérnias discais, ombro congelado, neurocervicobraquilagias, tendinites, benefícios ao nível de doenças respiratórias como a asma ou a bronquite, somáticas ou viscerais, como o stress, distúrbios da circulação ou digestivos, reumatológicos, estrabismo, problemas do períneo como incontinência urinária e preparação, prevenção e recuperação de atletas.

O que distingue o RPG de outras abordagens terapêuticas são os seus fundamentos diferenciados que se centram no tratamento do individuo e não numa doença, centrando-se na resolução dos sintomas através da origem dos mesmos, tendo por isso benefícios com maior duração a longo prazo.

Esses fundamentos são:

Individualidade: cada tratamento é individual e específico para cada pessoa tendo em conta os problemas que o seu corpo apresenta.

Causalidade: Este método tem como principal objetivo tratar a origem dos sintomas que pode ser á distância e não apenas o local da dor.

Globalidade: O tratamento envolve todos os segmentos do corpo numa postura que começa num nível de exigência baixo e vai evoluindo no sentido do alongamento global sem dor.

O método de Souchard apresenta-se portanto como uma abordagem bastante válida e com efetividade comprovada no tratamento das diversas patologias da vida diária, do desporto e do desgaste do trabalho.